MICOSES DE PRAIA - Sinais, Sintomas, Etiologia e Tratamento
A micose de praia é uma infecção fúngica causada pelo fungo Malassezia furfur, que produz uma substância chamada ácido azelaico que impede a pele de produzir melanina, que é o pigmento da pele e, portanto, se apresenta na pele como manchas brancas ou avermelhadas ou causa coceira leve, principalmente nos braços e no tronco.
O sol torna a micose de praia mais perceptível, pois escurece a pele saudável, tornando suas manchas de cor branca mais visíveis. No final das contas, esses sintomas da micose de praia aparecem principalmente nas costas, no peito, no pescoço e nos braços ou até mesmo no rosto, se for em crianças — e com a condição não tratada, as manchas podem começar a aumentar lentamente ao longo do tempo e, às vezes, até se juntar para formar manchas maiores.
Sintomas de micose de praia
Os principais sintomas de micose de praia são:
- Manchas claras, escuras ou avermelhadas na pele;
- Manchas ou placas múltiplas na pele, bem delimitadas e ovais ou arredondadas;
- Descamação da pele sobre as manchas;
- Coceira no local afetado;
- Piora da coceira em estações de calor ou chuva;
- Desaparecimento das manchas após o verão.
Os sintomas da micose de praia são mais frequentes de surgir nas costas, peito, pescoço ou braços, mas também pode afetar o rosto, principalmente em crianças, e, se não tratados, as manchas podem aumentar de tamanho lentamente ao longo do tempo, podendo se unir e formar manchas maiores.
O tratamento da micose de praia é normalmente realizado através de agentes antifúngicos incorporados em loções, cremes ou xampus e, em casos mais graves, antifúngicos na forma de comprimidos.
A coceira piora durante a estação quente ou chuvosa; as manchas desaparecem após o verão.
O diagnóstico é feito por um especialista após estudar os sintomas e levar em consideração o histórico de saúde do paciente, bem como observar o paciente fisicamente para examinar as características das manchas na pele.
Além disso, um exame de lâmpada de Woods também pode ser feito para ter uma visualização mais detalhada das manchas na pele. A partir da fluorescência da lesão visualizada sob a luz de Woods, consegue realizar o diagnóstico e, assim, indicar o tratamento mais adequado.
Outros exames para confirmar o diagnóstico são análises laboratoriais na descamação das manchas para identificar o fungo Malassezia furfur e descartar outras condições que precisam ser diferenciadas da pitiríase versicolor, vitiligo ou Tinea corporis, por exemplo.
Seguintes antifúngicos podem ser prescritos:
Aplicações tópicas, como cetoconazol, clotrimazol ou terbinafina em forma de pomada ou creme; ou solução aquosa, gel ou xampu, incluindo 20% de hiposulfito de sódio, 2,5% de sulfeto de selênio, enxofre e ácido salicílico, ou ciclopirox olamina ou cetoconazol;
Em comprimidos ou capsulas
Itraconazol ou fluconazol.
Mesmo depois do tratamento, ainda pode haver manchas na pele porque levará algum tempo para que a área onde as manchas costumavam estar comece a secretar melanina novamente para uniformizar a cor da pele.