Articulação Temporomandibular - ATM
É muito comum termos pacientes na clínica com problemas na articulação temporomandibular (ATM), manifestando claramente certos sinais e sintomas, não apenas na área da articulação, mas nos músculos relacionados aos movimentos dos maxilares.
A presença desses sintomas na área é resultado de um fator multicausal, com normalmente mais de um agente etiológico nesse processo.
Tais agentes etiológicos podem ser:
- Estresse;
- Bruxismo/Clarithing (hábito de ranger ou bater os dentes durante o sono, ou mesmo durante o dia inconscientemente);
- Má oclusão dentária (mordida malformada);
- Mastigação realizada apenas de um lado;
- Ausência de alguns dentes que não permitem mastigar bem os alimentos.
A ATM tem uma alta capacidade adaptativa; Uma pessoa pode passar anos apresentando alguns dos fatores acima sem que nenhum sintoma apareça. Eventualmente, porém, em um ponto, a degeneração interna da articulação será perceptível.
Portanto, esta é uma patologia que começa silenciosamente e se a causa não for corrigida, os sintomas começarão a se manifestar. Alguns desses sintomas podem ser: estalos, dor ao mastigar, abertura ou fechamento limitado da boca, desgaste dos dentes, etc.
O tratamento inicial é continuado por medicamentos e nível de cuidado local para ajudar o paciente a passar pela fase aguda da dor, se aplicável. Em seguida, é iniciado o tratamento de longo prazo, cujo objetivo é impedir que o problema avance e restaurar a função adequada ao paciente — sem dor. Normalmente, gostamos de começar com os procedimentos mais simples, que na maioria dos casos são suficientes.
Raramente, o tratamento progride para procedimentos mais invasivos. Um exemplo seria a cirurgia articular.